8 de abril de 2011

A quadra de tênis

O tênis é o que poucos sabem, um exporte de origem francesa. O que ninguém repara é na quadra de tênis., o que parece não fazer diferença no jogo, o que importa e a raquete força e habilidade, não é?

Na realidade a quadra interfere sim, justamente o material com que ela é feita. Se for de saibro ela é composta de terra e argila coberta com pó de tijolo, um piso que torna o jogo um pouco mais lento, pois as bolas saltam relativamente altas e mais lentamente.


Já o piso duro é o mais usado. Esse tipo de quadra abrange muitas superfícies diferentes, variando do cimento, tartan ou asfalto até superfícies de madeira ou grama artificial semelhante a AstroTurf. É um piso de jogo rápido devido ao seu piso regular. Os ressaltos baixos fazem com que as jogadas sejam curtas e poderosas. Nesse piso não precisa de muita técnica.

O piso de grama é o mais rápido do tênis, caracterizando-se pela irregularidade do ressalto da bola (dependendo de quão saudável a grama é e de quão recentemente foi cortada). O Torneio de Wimbledon é jogado nesta superfície.

O tênis é uma combinação de piso, reflexo, raquete, inteligência e técnica, sendo um esporte complexo de jogar.

http://pt.wikipedia.org/wiki?search=T%C3%A9nis

A tecnologia nos antivibradores

Na raquete de tenis normalmente é utilizado um antivibrador que é um dispositivo        colocado na parte mais inferior possível da raquete, a Associacão dos tenistas profissionais obriga que seja colocado acima do aro e abaixo da primeira corda transversal. Os anti vibradores são peças feitas de borracha que são os mais baratos e os feitos de silicone são os de alta qualidade. Os antivibradores pequenos usualmente de borracha tem maior facilidade de se deslocar da raquete.Já os maiores usualmente feitos de silicone tem menor chance de sair da raquete por estarem em contato com mais cordas diminui muito a vibração da raquete. As raquetes simples de alumínio e pouco grafite é necessário a utilização de anti vibradores maiores já as raquetes mais nobres basta os menores .

2 de março de 2011

A evolução das raquetes de Tênis

        A primeira raquete de tênis surgiu por volta de 1100, a raquete era literalmente a própria mão de que jogava. Esse jogo era uma forma arcaica (antiga) do tênis que conhecemos hoje.
        Por volta de 1300 os italianos deram mais um passo na evolução da raquete de tênis, as raquetes eram de madeira com tripas de animais amarrada na armação. Essas raquetes eram conhecidas como Pallas e tinham o cabo longo e uma cabeça pequena, mas já foi uma grande evolução já que estas permitiam golpes mais fortes, pois absorvia parte do impacto.
        Em 1874 surgiu a raquete de madeira, que desejava ser comercializada por Walter Clopton. Este homem teve a ideia de montar as regras do tênis e vender equipamento para o jogo com nome de Sphairistire.

Umas das primeiras raquetes de madeira
        No ano de 1976 as raquetes Head criadas por Howard Head foram as primeiras de madeira.
A cabeça dessa raquete teve um grande aumento
e também uma diminuição do cabo. Apesar de elas terem sido um sucesso instantâneo os profissionais preferiam as raquetes antigas, já que tinham mais precisão que as novas.
       Finalmente em 1980 as raquetes de grafite foram desenvolvidas por necessidade, já que profissionais precisavam de raquetes mais precisas
e resistentes.

        A partir dai o desenvolvimento das raquetes ficou constante, novas são feitas todos os dias, podendo aumentar sua resistência, tornando–as mais confortáveis, aerodinâmica, etc...


Fontes:
http://www.mundohead.com.br/?tag=historia-das-raquetes-de-tenis
http://www.angelfire.com/biz4/tenismania/historia.html
http://www.mundohead.com.br/wp-content/uploads/2010/07/1984..jpg
Primeira imagem de autoria propria
http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A9nis